Consultoria para aquisição de software

Esta consultoria tem por objetivo aplicar o método Mascec à aquisição de sistemas computadorizados, visando melhorar o emprego de recursos e reduzir impactos nas suas operacionalizações e desempenho de maneira rápida, com alta qualidade e confiabilidade.

Image

Detalhamento da aquisição

Inicialmente é necessário compreender os motivos que levam a adquirir o software desejado, seja ele um produto pronto ou a desenvolver. Um diagrama de fluxo facilita a identificação dos motivos da aquisição, o tipo do software, como adquirir, rigor da exigência, recursos a serem aplicados, o que se espera do software pela empresa, e outros detalhamentos necessários. Tudo isso é realizado de forma rápida e prática onde o patrocinador da aquisição identificará se sua empresa está ou não apta para o software. Neste ponto são identificados 75% dos problemas da aquisição além dos recursos precisam ser melhorados. Somente nesta fase a empresa já consegue entender o tamanho do problema ou da solução.

Image

Levantamento de requisitos

Por mais que se saiba o que se deseja de um software, no momento de colocá-lo para funcionar surgem situações que não foram previstas ou não está funcionando adequadamente. Com o método aplicado, é possível determinar o que se deseja e como funcionará na realidade. Esta fase é a mais lenta, mas de extrema necessidade para a satisfação final do cliente e para economia de recursos a serem aplicados no projeto.

Image

Fornecedores

Esta fase determina como a empresa realizará a sua aquisição não somente olhando os custos ou prazos, mas como realmente serão as condições de fornecimento que a empresa avalia ser a mais adequada. O método prevê forma de avaliação através de pontuações onde simplifica a escolha do fornecimento de maneira imparcial.

Image

Acompanhamento da implantação

Se uma aquisição for feita sem os devidos cuidados então nesta fase serão identificados e certamente mais recursos serão gastos para corrigir algo que não precisaria existir. O método conduz a empresa e o fornecedor de forma harmônica evitando assim decepção ou comprometimento do projeto, identificando perfeitamente o início, meio e término do mesmo. Fato esse que em 78% dos projetos existentes não são perceptíveis. O método também contempla o gerenciamento de modificações realizadas no escopo inicial, o que assegura ao cliente a posição atual da aquisição de software.

Image

Avaliação final

A finalização da aquisição do software se dá na avaliação final que determina o que era esperado e o que realmente aconteceu. O comum é a empresa descobrir que não fez um bom negócio ou que investiu em algo que não faz exatamente o que queria. Com a aplicação do método o risco dessa situação é reduzido drasticamente pois o planejamento do início já identificou onde merece maior atenção dos recursos. Através de questionários é avaliado o grau de satisfação do cliente para com a aquisição permitindo a empresa avaliar a qualidade e confiabilidade do seu investimento.